5 dicas uteis para a escolha da profissão

terça-feira, 26 de julho de 2011 0 comentários
A primeira grande encruzilhada: o que fazer? Que profissão escolher? Nesse momento, apresentam-se as grandes dúvidas, pois, na maioria das vezes, temos mais certezas sobre o curso que não queremos do que sobre o que queremos.

A escolha, para um adolescente entre 17/18 anos, é bastante difícil, pois ele ainda não tem maturidade para isso. Além do mais, convívio com o poder de convencimento da família e dos amigos, o que mais atrapalha do que ajuda. Sempre aparecem os palpiteiros de plantão que indicam a profissão entre “correta”, a do melhor salário, a de mais fácil acesso, a que está no auge etc.

O jovem não deve ter em mente a fala da família e dos amigos, nem mesmo os grandes salários. Inicialmente, o mais importante do que tudo isso junto é decidir se a profissão escolhida é a que ele está mais inclinado a exercer, pois a tendência é desempenhá-la por um longo período de vida.

O apoio dos pais é muito importante, eles devem estar dispostos ao ouvir as ansiedades de seus filhos e até ajudá-los na escolha, mas nunca fazê-la por eles.

       As dicas são:
1.  Buscar conhecer-se, levando traços de sua personalidade e analisando suas habilidades extracurriculares.
2.Separar os cursos por área de afinidade (testes vocacionais podem ajudar a descobrir qual é essa área).
3. Reunir uma quantidade significativa de informações sobre as profissões que despertam interesse, pois        escolher com base no senso comum aumenta consideravelmente a chance de escolher mal. 
4. Conhecer profissionais que atuam na área desejada para buscar informações sobre a profissão.
5. Separar profissão de carreira, pois profissão se escolhe, e carreira se constrói.
Fonte: Revista Linha Direta
Por MKT e Relacionamento

0 comentários:

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 SI em Notícias | IESI