O que define uma Geração?

quinta-feira, 14 de julho de 2011 0 comentários
Essa é uma questão a ser debatida com pequeno atraso no Brasil, mais é um assunto preocupante e que deve ser identificado, e equilibrado por fatos marcantes que caracterizam o pensamento e as ações dos indivíduos.
Durante muitas décadas se definia geração como aquela que sucedeu seus pais e era calculada com um tempo de 25 anos, onde contabilizava-se a vivência antes da geração de filhos, ou seja, o inicio de outra geração. Porém nos últimos 50 anos, com o desenvolvimento tecnológico e a agilidade das mudanças dos costumes e nas relações interpessoais, o intervalo de uma geração caiu para 15 anos. Atualmente há uma grande abordagem deste tema no mundo todo, e no Brasil estamos lentamente com uma preocupação maior na identificação e na tentativa de equilíbrio entre as gerações que são conhecidas como X, Y e Z

Geração X

Ela geralmente inclui as pessoas nascidas a partir do início dos anos 1960 até o final dos anos 1970, podendo alcançar o início dos anos 1980, não ultrapassando 1982. Essa é a era do "flower power", o movimento hippie que veio se contrapor às guerras, e pregar uma sociedade baseada no amor.
No Brasil, por causa do golpe militar de 1964, essa geração ficou marcada pela luta contra a ditadura dos generais. Mas também por uma produção cultural de resistência à censura. Com lemas como "é proibido proibir" e "sexo, drogas e rock and roll". Essa geração não aderiu tão fortemente à tecnologia, ainda que seja bem mais afeita a ela que os baby boomers, e são mais apegadas a hierarquia tradicional, dando enfatisando mais a experiência.

Geração Y

Segundo alguns autores, seriam os nascidos após 1980 e, segundo outros, de meados da década de 1970 até meados da década de 1990.Esses indivíduos nasceram na transição para a democracia, no Brasil, e são adeptos à tecnologia desde muito jovens. Fazem muitas coisas simultaneamente, são mais receptivos à inovação e são mais de agir do que planejar (característica marcante dos baby boomers). Mudam de emprego com mais frequência, são mais afeitos a desafios e são ávidos por promoções rápidas na carreira. Não respeitam muito hierarquia e nem têm paciência com reuniões.

Geração Z

Essa seria a geração das pessoas nascidas na segunda metade da década de 90 e nos anos 2000.
São os nativos digitais, isto é, não conhecem o mundo antes da Internet e são ainda mais conectados que os indivíduos da geração Y. Ainda não estão efetivamente no mercado de trabalho, mas trazem como marca serem profundamente individualistas e impacientes, já que vivem na velocidade do mundo digital, marcadamente mais responsivo que o mundo analógico. O ponto fraco aqui é a pouca capacidade de trabalhar em equipe.


Agora que conhecemos um pouco de cada geração podemos nos atentar ao futuro profissional do mercado, seu perfil e costumes, e afirmar que uma instituição educacional também necessita estar equipada e sintonizada com tais mudanças e sempre focada na qualidade de seus serviços e nos diferenciais que pode e deve oferecer ao seu público.
A Instituição de Ensino Santa Izildinha se esforça para oferecer um ensino de qualidade, com material didático apropriado, profissionais capacitados e infra-estrutura condizente com a realidade de todas as gerações.
Marketing e Relacionamentos

0 comentários:

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 SI em Notícias | IESI