A interdisciplinaridade do xadrez

sexta-feira, 23 de setembro de 2011 0 comentários
Um dos maiores problemas atuais no Brasil está na educação, pois o ensino tem sido fragmentado, isto é, a disciplina escolar tem sido aplicada de forma fragmentada. Desta forma elas não conseguem contextualizar de formato claro sua real intenção para a formação do aluno. Segundo Morin (2002, pg. 135) “o conhecimento está cada vez mais fragmentado, por causa das disciplinas escolares, e por isso, que se diz cada vez mais, façamos interdisciplinaridade”.
Realizar um trabalho sobre interdisciplinaridade na Instituição tornou-se particularmente necessário na medida em que o tema é bastante atual.
O termo interdisciplinaridade significa uma relação de reciprocidade entre as disciplinas pressupondo uma concepção unitária do ser humano; uma atitude de abertura, no qual todo o conhecimento é igualmente importante; uma atitude coerente fundamentada na cooperação, supondo uma postura única e comprometida com a realidade educacional e pedagógica do educando.
Com intuito de ampliar o xadrez nessa perspectiva, de forma interdisciplinar, a Instituição de Ensino Santa Izildinha busca desenvolvê-lo em comunhão com as disciplinas de Matemática, Geografia, Educação Artística. Inglês, Português e Ciências.
Com a confecção dos tabuleiros geográficos de xadrez trabalhamos em conjunto com a disciplina de matemática e geografia; com a confecção das peças do jogo e a elaboração das poesias sobre o xadrez. Abordamos temas de outras disciplinas e dessa forma, o trabalho único e interdisciplinar também terá uma nota conjunta, ou seja, as disciplinas foram interligadas.
O projeto xadrez é uma ferramenta multidisciplinar sócio-cooperativo. Pode-se verificar que é possível desenvolvê-lo com interdisciplinaridade, pois este tem grande fundamento em todas as disciplinas, sendo essencial e necessário o envolvimento do corpo escolar quando se aplica um projeto de xadrez.

Por: Jonny Modesto
Professor responsável pelo projeto de xadrez da IESI

0 comentários:

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 SI em Notícias | IESI