Conheça mais do ganhador do Premio Nobel da Literatura.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011 0 comentários
Tomas Tranströmer (Estocolmo, 15 de abril de 1931) é um poeta, tradutor e psicólogo sueco.

A poesia de Tranströmer tem uma grande influência na Suécia e em todo o mundo, sendo ele o poeta sueco mais traduzido: os seus poemas estão traduzidos em mais de trinta línguas. Recebeu numerosos prêmios literários, como por exemplo o Prêmio Literário do Conselho Nórdico em 1990 e o Prêmio Nobel da Literatura em 2011.

Tranströmer iniciou-se na poesia aos 23 anos de idade. O seu primeiro livro intitulava-se 17 dikter (17 poemas). A maior parte da sua obra é escrita em verso livre, embora também tenha feito experiências com linguagem métrica. Na sua escrita nota-se certa disciplina horaciana

Vive presentemente numa ilha, longe dos olhares do mundo e dos meios de comunicação. Foi psicólogo de profissão até 1990. Redigiu cerca de uma quinzena de obras numa longa carreira dedicada à escrita.

Em 1990 foi vítima de um acidente vascular cerebral que o deixou em parte afásico e hemiplégico. Continuou a escrever e publicou três obras, como "O Grande Enigma: 45 Haikus".

O sueco Tomas Tranströmer é o vencedor do Prêmio Nobel de Literatura. O nome foi anunciado pela Academia Sueca na manhã do dia 06/10, em Estocolmo. Ele ganhou "porque por meio de suas imagens condensadas e translúcidas, ele nos dá novo acesso à realidade".

Ele também já atuou como psicólogo antes de sofrer um derrame cerebral. Ele é o sétimo sueco a vencer o Nobel de Literatura.

Antes dele, Harry Martinson ganhou em 1974, Nelly Sachs, em 1966, Pär Lagerkvist, em 1951, Erik Axel Karlfeldt, em 1931, Verner von Heidenstam, em 1916 e Selma Lagerlöf, em 1909.

O escritor sueco estava entre os favoritos ao prêmio desde 1993. Os poemas dele já foram publicados em 50 idiomas, embora ainda não em português.
Por MKT e Relacionamento

0 comentários:

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 SI em Notícias | IESI