CURIOSIDADES DA HISTÓRIA

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012 0 comentários
Celebrar é preciso!


Segundo a Revista Super Interessante (2012), ninguém vive sem rituais, porem suas origens e suas histórias cruzaram-se no tempo e influenciaram os povos do mundo todo. Entre os inúmeros rituais existentes, destacamos:

O Natal - do latim “Natale” significa “dia do nascimento”. Em 336, o imperador romano Constantino I determinou que Jesus teria nascido em 25 de Dezembro. Não foi aleatório. Nessa época ocorre o solstício de inverno no hemisfério norte, quando os romanos comemoravam o Natalis Solis Invict (“Natal do Sol Invencível”). Constantino usou a popular festa para impulsionar o cristianismo, recém-legalizado em Roma.


O Réveillon - nem sempre foi comemorado dia 1º de janeiro, mas os povos da Mesopotâmia  já celebravam o ano novo há cerca de 4 mil anos. Normalmente, a passagem era determinada pelas fases da lua ou pelas mudanças das estações. Somente em 1582 o 1º de janeiro passou a ser o dia do ano novo, com a introdução do calendário gregoriano no Ocidente. No Brasil, a cor branca virou padrão por simbolizar luz e bondade. Mas os hábitos variam muito de país para país.


O Aniversário – palavra criada em Roma que do  latim “anniversarius”, significa “ aquilo que volta todos os anos”, evoluiu ao longo do tempo e assimilou costumes de vários povos. No Egito comemorava-se só o aniversário do faraó. Na Grécia surgiu o costume do bolo, em homenagem a deusa Artêmis, e das velas para  representar o luar. Antigamente conhecido como costume pagão, e somente após o nascimento de Jesus, os cristãos passaram a festejar a data. 

A Instituição de Ensino Santa Izildinha deseja a todos um ótimo 2012 e que todas as comemorações deste ano possam ser verdadeiras celebrações de paz, saúde, sucesso, felicidade e realizações.

Por: Mkt e Relacionamento

0 comentários:

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 SI em Notícias | IESI