CURIOSIDADES

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012 1 comentários
O SI em Notícia pesquisou e publica para você, caro leitor, curiosidades sobre este dia, a sexta feira 13, cercado de questionamentos, superstições e mística. Esperamos  saciar a curiosidade de todos. Boa leitura!

Segundo “Alma Mística”, no folclore popular, não só do Brasil, mas de muitos países, toda sexta-feira 13 é um dia místico, pois muitos acreditam que algo ruim pode acontecer. Cuidado com gatos pretos em cruzamentos e não passe debaixo de uma escada são as recomendações mais comuns. Nos Estados Unidos, além dessas, recomenda-se não derrubar sal na mesa ou na cozinha e nunca virar o colchão da cama numa sexta-feira. 

Alguns estudiosos do assunto acreditam que esse tipo de superstição está relacionado com a crucificação de Jesus Cristo, que aconteceu numa sexta-feira. Outros afirmam que a explicação está nas línguas germânicas como o alemão e o inglês, onde a palavra para o sexto dia da semana (Freitag, e Friday, respectivamente) homenageia Friga, a deusa da fertilidade que tinha como símbolo um gato. 

Mais tarde, na Idade Média essa deusa foi associada à bruxaria e às coisas ruins, o que explicaria a associação que se faz atualmente entre bruxas e gatos. Além disso, os historiadores mostram que os criminosos da Roma Antiga eram executados sempre nas sextas-feiras. 

O número 13 é um perseguido. Na Itália e na França, não são vendidos bilhetes onde ele aparece. Em muitos locais dos Estados Unidos, não existe o 13º andar de um prédio. Este recebe o número 12o B ou qualquer outro termo e algumas casas não aceitam o número 13, mas frações do 12, como 12 ½. 

Da mesma forma que acontece com a sexta-feira, o preconceito contra o número 13 é histórico. Os apóstolos de Jesus eram 12, mas Judas, o traidor foi o 13º. Uma lenda Viking diz que uma festa de 12 deuses fora invadida por um deus não convidado, que matou os presentes. Isso explicaria o fato que, até hoje, na cultura popular americana, um jantar nos Estados Unidos ou na Europa nunca deve ter 13 convidados. 

Mas o preconceito do 13 vai ainda mais além no tempo. Os egípcios antigos acreditavam que a vida tinha 12 estágios e o que 13o era o da morte. O número 12, ao contrário, é para os místicos, um número bom: são 12 os apóstolos de Jesus, as tribos de Israel, os meses do ano, os signos do Zodíaco e os ensinamentos de Buda.
Por MKT e Relacionamento

1 comentários:

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 SI em Notícias | IESI