A IESI desenvolve prática para benefícios educacionais!

terça-feira, 13 de março de 2012 0 comentários

No Projeto Interdisciplinar de Xadrez, sua introdução na sala de aula ampliou os horizontes do conhecimento pedagógico, proporcionados pelo jogo, inserindo os conteúdos de cada ano em seu aprendizado. O xadrez possui características importantes, nas quais podem se desenvolver habilidades em diversos níveis. No raciocínio lógico, por exemplo, propõe ao aluno inúmeros exercícios na busca de combinações em prol dos melhores lances, tendo à frente variadas possibilidades em sua trajetória de assimilação.

Haja vista ser o primeiro contato com o jogo, o ensino amplia-se para diversas áreas do conhecimento, abrindo um leque da interdisciplinaridade com atividades a serem exploradas na construção desta prática, desde leituras, cálculos, análise de jogos, simbolismos, pinturas, montagens, recortes, colagens e modelagens.

Na parte motora, pode-se estar literalmente dentro do jogo, com a utilização do próprio corpo como peça de xadrez, com o objetivo de visualizar os ataques e defesas, orientar-se. Nesta possibilidade de aprendizagem lúdica ampliam-se conhecimentos e se adquire a linguagem do jogo, estimulando a autoestima, a competição saudável e o trabalho em equipe.

É movendo peões, damas e reis que os alunos da Instituição de Ensino Santa Izildinha, estão disseminando uma prática que traz uma série de benefícios ao desenvolvimento educacional.

Por Mkt e Relacionamento.

0 comentários:

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 SI em Notícias | IESI