A IESI informa: Atente-se ao comportamento alimentar inadequado!

quinta-feira, 29 de março de 2012 0 comentários

Como já publicado anteriormente a IESI juntamente com a família tem responsabilidade na formação de novos hábitos alimentares, bem como, informar e acompanhar todos os problemas decorrentes de uma má alimentação que consequentemente transforma-se em comportamento alimentar inadequado. Fiquem atentos e analisemos os seguintes temas deste fato: 

Os transtornos alimentares são caracterizados por perturbação do comportamento alimentar, que pode levar ao emagrecimento extremo (devido a inadequada redução alimentar, à obesidade (devido à ingestão de grande quantidades de alimentos), ou outros problemas físicos. Os principais tipos de transtorno alimentar são a Anorexia nervosa e a Bulimia nervosa, e ambos tem como características comuns uma intensa preocupação com o peso e o medo excessivo de engordar, uma percepção distorcida da forma corporal, e a auto-avaliação baseada no peso a na forma física.

A anorexia nervosa caracteriza-se por perda de peso intensa e intencional causadas por dietas extremamente rígidas com uma busca desenfreada pela magreza, uma distorção grosseira da imagem corporal e alterações do ciclo menstrual.

A bulimia nervosa caracteriza-se por grande ingestão de alimentos com sensação de perda de controle, os chamados episódios bulímicos. A preocupação excessiva com o peso e a imagem corporal levam o paciente a métodos compensatórios inadequados para o controle de peso como vômitos auto-induzidos, uso de medicamentos (diuréticos, inibidores de apetite, laxantes), dietas e exercícios físicos. 

Não obstante, existe um fundo de perfeccionismo corporal latente, tanto em meninos como em meninas, mas os homens têm (no momento) alguns modelos mais masculinizados, não tão delgados. É neste ponto que surge, atualmente, uma nova doença chamada Vigorexia, que consiste numa obsessão para atividade física exagerada nos meninos, especialmente em academias. Nesses casos, mais ou menos como acontece na Anorexia das mulheres, pode haver também alguma alteração no esquema corporal, de tal forma que, apesar de sua evidente massa muscular, eles se olham no espelho e se vêm enfraquecidos.

De modo geral, os transtornos alimentares são produtos de uma complexa inter-relação entre aspectos biológicos, psicológicos, e sócio-culturais. Portanto, sendo problemas multifatoriais em suas gêneses, ultrapassam a capacidade terapêutica de qualquer um, isoladamente. Daí a importância da procura um tratamento multidisciplinar.

Por toda esta problemática, foi que a Instituição adotou medidas para contribuir com novas escolhas alimentares e consequentemente uma reeducação alimentar devidamente orientada por nossa nutricionista que gentilmente nos redigiu esta matéria. 

Por Karla Lorenzo Val
 Nutricionista da IESI
 CRN3: 1663/12

0 comentários:

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 SI em Notícias | IESI