O Projeto de reciclagem de latas de alumínio.

segunda-feira, 14 de maio de 2012 0 comentários

A geração de lixo tem aumentado de maneira drástica a cada dia. Consumimos uma enorme quantidade de produtos que vem em embalagens descartáveis. Muitas campanhas educativas tem despertado a atenção para o problema do lixo nas grandes cidades. Cada vez mais, os centros urbanos, com o grande crescimento populacional, tem dificuldade de encontrar local para instalarem depósitos de lixo. Portanto, a reciclagem apresenta uma solução viável, além de ser ambientalmente correta. Nas escolas, os alunos são orientados pelos professores a separarem o lixo em suas residências.

Mais uma vez a IESI, visando favorecer o meio ambiente, vem informar a todos que instalou em suas dependências, próximo a cantina, um amassador de latas de alumínio. Este amassador tem o objetivo de reciclar as latas utilizadas internamente e fazer o recolhimento das mesmas em toda comunidade escolar e posteriormente encaminha-las para empresas especializadas em reciclagem e reutilização do alumínio.

Este projeto visa também levar ao conhecimento dos alunos dos 5º anos da instituição informações interdisciplinares como:
  • Ø     Cada lata de alumínio reciclada economiza o equivalente a uma TV ligada por 3 horas;
  • Ø  O reaproveitamento de uma tonelada de alumínio evita a extração de cinco toneladas de bauxita, além de economizar 95% de energia.
A título de curiosidade, segundo a Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), quanto à reciclagem de latas de alumínio, o Brasil é o campeão mundial em reaproveitamento desse tipo de lixo. Também, em uma pesquisa realizada pelo órgão, foi constatado que aproximadamente 96,5% das latinhas que foram disponibilizadas no mercado tiveram como fim a reciclagem. Este elevado índice que o país apresenta não é proveniente da aplicação de medidas de políticas de desenvolvimento sustentável ou porque é politicamente correto, o que ocorre é um fator social. Como há uma enorme desigualdade social no país, muitas famílias encontram nas latinhas uma fonte de complemento de renda, isso de acordo com as declarações do presidente da ABAL, Henio de Nicola.

Como pudemos observar nesta matéria, se o homem souber utilizar os recursos da natureza, poderemos ter, muito em breve, um mundo mais limpo e mais desenvolvido. Desta forma, e com campanhas e ou projetos de conscientização como os da IESI, é que poderemos conquistar um Planeta melhor.

Por Prof.ª Sonia Piola
Coordenadora de Projetos da IESI.

0 comentários:

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 SI em Notícias | IESI