A IESI e a Educação Financeira para crianças.

quarta-feira, 5 de setembro de 2012 2 comentários

Os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental da IESI, orientados pela professora Maribel, desenvolveram em sala de aula, nesta ultima terça feira, dia 04 de Setembro, uma atividade que visou criar uma relação saudável, equilibrada e autossuficiente com o dinheiro, e objetivou um grande desafio que é a educação financeira das crianças.

Educar financeiramente os alunos pressupõe-se desenvolver uma relação consciente com o dinheiro, juntamente, com crenças pessoais sobre uma gestão financeira equilibrada da família.

Nestes moldes foi que os alunos envolvidos na atividade, confeccionaram seu dinheiro, aprenderam a diferenciar os valores, exploraram o sistema monetário com operações de adição e subtração, utilizaram de calculo mental, trocas e composição de valores e, finalmente, reconheceram a equivalência entre as unidades de medida monetária, além de participarem de uma roda de conversa e perguntas que envolvem a observação e a percepção das crianças no cotidiano em relação ao dinheiro.

A IESI acredita que educar financeiramente é auxiliar o desenvolvimento do empreendedorismo infantil, pois, por definição, para ser um bom empreendedor, necessita-se de habilidades pessoais e especiais como a persistência, o espírito de iniciativa, a criatividade, a persuasão, a necessidade de desafios, de aprender com os erros e do saber sempre mais, para sempre definir objetivos e trabalhar para alcançar às oportunidades. E como a educação exige consistência e repetição, quanto mais cedo iniciar tais práticas, maiores são as chances de sucesso na construção de uma mentalidade responsável em relação ao dinheiro.


Por Marketing e Eventos


2 comentários:

  • Francisco Leales disse...

    Parabéns à coordenação... Percepção de valores antecipados, para entenderem os preços no futuro.
    Pode-se implementar muito mais didáticas que elevam, exemplo: Consolidação da auto-estima elevada.

    Valeu...

    Fco.Leales
    jornalista.

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 SI em Notícias | IESI