O Lixo Eletrônico é tema do mais novo projeto de alunos da IESI.

quinta-feira, 18 de outubro de 2012 0 comentários



Caros leitores, em mais uma iniciativa de sustentabilidade, os alunos da instituição, sob a orientação da professora Nilza, lançarão no dia 20 de Outubro, na Feira IESI de Cultura e Cidadania, o projeto de descarte e coleta de Lixo Eletrônico. Este projeto visa conscientizar, coletar e auxiliar a reutilização de equipamentos eletrônicos tornando a instituição local apropriado de descarte.

Para o lançamento deste projeto, nada mais justo que publicarmos, logo abaixo, a matéria escrita pela aluna Bianca Martins, do 2° ano A do Ensino Médio, que participa deste trabalho sustentável.

Lixo Eletrônico é todo resíduo material produzido pelo descarte de equipamentos eletrônicos. Com o elevado uso de equipamentos eletrônicos no mundo moderno, este tipo de lixo tem se tornado um grande problema ambiental quando não descartado em locais adequados. Alguns exemplos de lixo eletrônico são: Monitores de Computadores, Telefones Celulares e baterias, Computadores, Televisores, Câmeras Fotográficas, Impressoras, entre outros, que descartados inadequadamente geram diversos problemas.

Este descarte inadequado se dá quando o equipamento apresenta defeito ou se torna obsoleto (ultrapassado). O problema ocorre quando este material é descartado no meio ambiente. Como estes equipamentos possuem substâncias químicas (chumbo, cádmio, mercúrio, berílio, etc.) em suas composições, podem provocar contaminação de solo e água. Além do contaminar o meio ambiente, estas substâncias químicas podem provocar doenças graves em pessoas que coletam produtos em lixões, terrenos baldios ou na rua.  Estes equipamentos são compostos também por grande quantidade de plástico, metais e vidro, que demoram muito tempo para se decompor no solo.

Mas, onde jogar? Como descartar corretamente e reutilizar tais equipamentos?

- Para não provocar a contaminação e poluição do meio ambiente, o correto é fazer o descarte de lixo eletrônico em locais apropriados como, por exemplo, empresas e cooperativas que atuam na área de reciclagem;
- Celulares e suas baterias podem ser entregues nas empresas de telefonia celular. Elas encaminham estes resíduos de forma a não provocar danos ao meio ambiente;
- Outra opção é doar equipamentos em boas condições, mas que não estão mais em uso, para entidades sociais que atuam na área de inclusão digital. Além de não contaminar o meio ambiente, o ato ajudará pessoas que precisam.

Para finalizar um lembrete importante:

- O primeiro passo para evitar a poluição do meio ambiente é fazer a coleta seletiva em casas, escolas e empresas. O lixo eletrônico deve sempre ser separado dos resíduos orgânicos e dos materiais recicláveis (papel, plástico, metal).

Por Marketing e Eventos.

0 comentários:

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 SI em Notícias | IESI