O NEM colabora com matéria sobre curiosidades da MÚSICA

quinta-feira, 9 de maio de 2013 0 comentários

Caros leitores e comunidade escolar, a matéria de hoje é uma colaboração da parceria da IESI com o NEM – Núcleo de Estudos Musicais que traz curiosidades e benefícios da musica na vida de quem escolhe pratica-la.

Pesquisadores da Universidade de Konstanz, na Alemanha, informaram que a exposição à MÚSICA reconecta os circuitos neurais. Nos cérebros de nove violinistas examinados em imagens por ressonância magnética, o total de córtex somatossensorial dedicado ao polegar e ao quinto dedo da mão esquerda (que dedilham) era significativamente maior do que em pessoas que não tocavam violino. Quanto os instrumentistas praticam a cada dia não afetava o mapa cortical, mas sim a idade em que eles tinham sido introduzidos na MÚSICA, ou seja, quanto mais nova a criança aprender a tocar um instrumento mais córtex ele terá dedicado para tocá-lo.

Como outros circuitos formados cedo na vida, os da MÚSICA permanecem gravados na memória. Chungani, do Estado de Wayne, tocou guitarra quanto era criança e depois desistiu de executar o instrumento. Há poucos anos, ele começou a tomar lições de piano com sua filha mais nova. Ela aprendeu facilmente, mas ele não conseguiu fazer com que os dedos obedecessem à sua vontade. Contudo, quando Chungani recentemente pegou uma guitarra, descobriu, para seu prazer, que “as MÚSICAS ainda estavam lá”, algo muito parecido com a memória muscular para andar de bicicleta ou como na dança por meio das repetições os movimentos musculares se cristalizam e atingem performances cada vez melhores.

Lembramos também que todas as 5ª feiras, nas dependências da IESI, o NEM traz uma ótima oportunidade de aprender música, no piano, teclado, violão, guitarra, baixo, flauta, sax, bateria e aulas de canto, com 100% de prática, além da escolha e contato com o instrumento desde o início do aprendizado.

Agende uma aula teste ou entre em contato nos telefones:
4255-2728 ou 99226-2640
ou

Por Marketing e Eventos




0 comentários:

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 SI em Notícias | IESI