Vantagens e Desafios do iPad no Ambiente Escolar

quinta-feira, 16 de maio de 2013 0 comentários

Sabemos que o iPad ocupa um novo espaço na tecnologia pessoal e que ao longo do tempo ele será referência no ambiente educacional, fator positivo, tanto para o educando como para o educador. Com a parceria da IESI com o Projeto Educacional UNOi, focaremos esta matéria nas vantagens em inserir essa tecnologia na instituição. Porém, levar o iPad para o ambiente escolar não é tão simples quanto parece. É preciso, antes, entender como ele pode ser útil como ferramenta educacional.

O aplicativo  iBooks Author da Apple, empresa que fabrica o iPad, permitiu a criação do material didático interativo da UNOi que com parcerias educativas internacionais desenvolveu e aplicou as novas tecnologias em instituições de mais 7 países, com aproximadamente 60.000 iPads em sala de aula na América Latina e até Março de 2013, entre professores e alunos, 16.000 iPads no Brasil.

Outro desafio da implementação de novas tecnologias é o preparo e a capacitação do professor, que deixa de transferir apenas o conhecimento que aprendeu e torna-se um mediador que  filtra e aprofunda as informações, além de auxiliar os alunos a pensarem na relevância das mesmas. O aluno passa a aprender não somente com o professor, mas com os colegas e com qualquer pessoa que tenha algo a lhe ensinar. Essa mudança de atitude nem sempre é fácil para as instituições e professores, mas sim uma verdadeira transformação educacional.

Por outro lado, o assunto é pauta de discussão em muitos congressos, workshops, feiras e demais eventos educativos que dialogam sobre como as instituições podem trazer a tecnologia para dentro da sala de aula. Por isso, achamos indispensável levantar as vantagens e possibilidades para adotar o iPad no ambiente escolar. São elas:

1 - Ele ajuda a personalizar o aprendizado por meio de aplicativos desenvolvidos para fins específicos, o que possibilita a adaptação a novos conteúdos. Com isso, a instituição pode obter aplicativos personalizados para seus alunos e professores na plataforma do UNOi;

2 - O  iPad pode armazenar todos os aplicativos que o aluno precisa para o dia, semana ou mês, o que facilita a continuidade de uma aula, pois o conteúdo UNOi é pré-programado por meio de downloads sincronizados antecipadamente;

3 - Esta tecnologia precisa de menos manutenção, o que evita a dependência de técnicos para resolver problemas diários de computadores. A instalação de software é muito simples, rápida e fácil, mas requer tempo para caminhar de forma prática;

4 - O deslocamento de grandes grupos de alunos para um laboratório de informática é comum nas instituições de ensino, sendo um processo complicado e demorado. O iPad  facilita a vida de todos, e faz com que a instituição ganhe produtividade e os professores e alunos tempo e conteúdo, como auxílio de compartimentos móveis( carrinhos) próprios para alocar e carregar devidamente os iPads;

5 - O processamento do iPad é bom e rápido, pois ele tem uma memória flash, isso agiliza na execução de uma tarefa e na hora de ligar o dispositivo;

6 - Do ponto de vista pedagógico, ele desenvolve habilidades cognitivas, motoras, visuais e sociais, ou seja, o  iPad é importante e mais uma ferramenta para o desenvolvimento e aprendizado dos estudantes;

7 - O necessário agora é as instituições de ensino pertencentes à rede UNOi explorarem com criatividade os pontos positivos que as novas tecnologias proporcionam.

A IESI desde o início da reestruturação pedagógica voltada para o século XXI proposta pelo UNOi está em constante capacitação, aprendizado e inovação do planejamento e de todo ambiente escolar para que a transformação educacional seja bem sucedida, e a união da tradição, do prestígio, da qualidade de ensino aliada a  tecnologia na instituição, seja vantajosa e desafiadora para a melhoria da Educação.

Confira os alunos da IESI em vários momentos com o iPad em sala de aula no álbum O iPad no Ambiente Escolar 2013

Por Marketing e Eventos





0 comentários:

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 SI em Notícias | IESI