Vídeo registra a Visita da Educação Infantil ao Corpo de Bombeiros

terça-feira, 11 de junho de 2013 0 comentários

Caros leitores, comunidade escolar e pais e responsáveis da Educação Infantil, no dia 06 de Junho, quinta feira, realizamos um passeio pedagógico ao Corpo de Bombeiros da região do Parque do Carmo. A intenção desta visita foi contemplar as datas comemorativas do dia 1º de Maio e o projeto sugerido pelo material Unoi – UNO Internacional, referente às profissões. De acordo com o Departamento Pedagógico do Sistema Unoi, que elaborou o material apostilado, trabalhar com temas como esse: ”Muitas profissões” permitem à criança entender melhor e respeitar os profissionais da instituição, valorizando suas ações que de alguma forma contribuem para o bem estar dela em seu cotidiano escolar.

A criança pequena, ainda na primeira infância, está construindo seu caráter e personalidade, Nesta fase, ela elabora seu pensamento reproduzindo em grande parte do tempo as ações dos adultos, por meio das brincadeiras de imitar, fantasiar e principalmente convivendo lado a lado com os adultos. Muitas das vezes é essa forma que ela encontra para expressar seu entendimento sobre o mundo que a cerca. Trabalhar em sala de aula com temas nos quais elas possam interagir, argumentar, expor o que sabem a respeito de um determinado assunto e até conhecer como neste projeto funções variadas que permitem assimilar sobre nossa cultura, o que é feito no mundo e o que precisa para que ele funcione melhor; investigar sobre outras profissões também trazem contribuições que facilitam a comunicação com o “universo adulto”, além de ensinar a esses “gigantes” que existem muitas pessoas que fazem muitas coisas boas para que o mundo em que vivemos seja cada dia melhor.

O projeto ”Muitas profissões” sugere como primeira estratégia, uma entrevista com um membro da família do aluno, seu primeiro grupo social e grupo de referência. A entrevista contém perguntas simples e permite à criança conhecer o que essa o entrevistado faz, como realiza seu trabalho e de que forma sua função colabora no dia a dia das pessoas. Assim fica mais fácil a criança entender o significado das datas comemorativas, porque se comemora o dia das profissões e do nome: profissão. Há na sequencia deste projeto outras entrevistas realizadas com os profissionais da instituição, porque acreditamos que esta estratégia ajuda a conhecer melhor as pessoas com quem ela passa boa parte do dia, além  de estreitar vínculos de amizade e respeito, todas entendem que devem colaborar com o trabalho e ajudar a cuidar melhor dos espaços que utilizam nas dependências escolares; enfim, estratégias que privilegiam a compreensão do tema escolhido, como por exemplo: roda de conversa, cantigas e adivinhação.
Professora Madalena relata que o dia 2 de Julho, é o Dia dos Bombeiros, dia oficial de homenagem a esses profissionais. Portanto, achamos mais conveniente levar as crianças da Educação Infantil ao local de trabalho desses profissionais sensíveis e engajados em salvar vidas ou tornar menor o sofrimento das pessoas.

Durante a visita todos puderam conhecer os espaços nos quais os bombeiros realizam atividades, quando não estão em ocorrências, o local que comem e que descansam, os diferentes meios de transportes que usam para atender as ocorrências, algumas manobras que exigem treino e exercício físico para alcançar lugares difíceis e salvarem vidas, além de que, as crianças adoraram brincar com a mangueira de agua e conhecerem por dentro um carro de abastecimento de água . Foi maravilhoso!

Por Madalena Stanganelli
Professora da Educação Infantil da IESI


Confiram no vídeo todos os momentos dessa divertida e proveitosa visita que o Departamento de Marketing e Eventos produziu:



0 comentários:

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 SI em Notícias | IESI