As Formas e Termos Musicais - Parte 1

segunda-feira, 15 de julho de 2013 0 comentários

Caros leitores e comunidade escolar, em mais uma colaboração da parceria da IESI com o NEM – Núcleo de Estudos Musicais a publicação de hoje traz a primeira parte de algumas definições e conceitos das Formas e Termos Musicais.

ABERTURA - Peça musical destinada a anteceder uma ópera, uma suíte ou sinfonia. A partir do século XIX ganhou vida própria, passando a representar uma peça puramente orquestral, de caráter evocativo, próximo, em essência, ao Poema Sinfônico.

a-) No caso de óperas, a abertura tende a caracterizar determinadas personagens ou situações.  As aberturas de Mozart ou Wagner são um bom exemplo disso. No período anterior à Mozart, as aberturas de óperas, balet ou oratórios obedeciam a dois estilos fundamentais: a abertura "italiana" (rápido-lento-rápido) e a "francesa”.
(Lento-rápido-Lento).  Note-se que a partir do esquema da abertura "italiana", agregada a outros elementos, como a forma-sonata, teve origem a sinfonia como a conhecemos hoje.
b-) Como peça isolada de concerto, encontramos o gênero florescendo já em Beethoven, com as aberturas "Coriolano", op. 62 e "Egmont", op. 84, inspiradas, respectivamente, por Shakespeare e Goethe.  A abertura "As Hébridas", de Mendelssohn, representando uma caverna escocesa, são um exemplo acabado da abertura, já mais próxima do poema sinfônico que de sua finalidade habitual.

ACORDE - Execução simultânea de sons diferentes.  Por exemplo, no piano, quando tocamos várias teclas ao mesmo tempo.

ÁRIA - Trecho de uma ópera ou oratório executada por um solista. Eventualmente é composta como peça independente. Não é difícil encontrar coletâneas oferecendo "as melhores árias de Verdi" ou Puccini. Grandes cantores também costumam lançar coletâneas com "as melhores árias" de alguém ou um grupo de compositores. É difícil, porém, que uma  única  coletânea  traga  todas  as  principais  peças do repertório. Além do mais, há um problema sério: uma ária, extraída de seu contexto, perde muito do sentido. É como destacar um belo trecho de livro, mas ignorar o resto da história. Ajuda, mas está longe de ser o ideal.

ACTO - Uma das secções de uma ópera ou balés.

Música composta para poucos instrumentos ou vozes. A Música de Câmara composições nesse estilo são habilmente trabalhadas em sua estrutura interna. A Formação dos conjuntos de câmara variam bastante - chegando a extremos no século  XX. Existem, porém, formações  clássicas,  a  partir  da  qual derivam todas as outras:

A. Trio: piano, violino e violoncelo.
B. Quarteto de cordas: dois violinos, uma viola, um violoncelo.
C. Quinteto de sopros: clarinete, oboé, flauta, trompa e fagote.

Note-se que essas são as formações principais, variando conforme o gosto do compositor. Assim, é fácil encontrar "Quintetos para piano" (ou seja, um quarteto de Cordas + piano ou qualquer outro instrumento, conforme o caso), etc.

CANTATA - Peça musical para ser "cantada", como o nome aponta. Originalmente era escrita para cantor e acompanhamento, mas, com o tempo, passou a ser uma obra para solistas, coro e orquestra.

CONCERTO 1 - Apresentação de um trabalho musical por um conjunto de executantes. Sendo uma só pessoa, chama-se "recital". Toda família tem um primo músico, que no fim do ano apresenta as mediocridades que aprendeu em um "recital".  (2) No sentido estritamente musical, significa uma peça para algum instrumento solista e orquestra.  

Essa definição, porém, só passa a valer a partir da segunda metade do século XVIII. Até então o que se entendia por "concerto" era a reunião de vários solistas e uma orquestra. 

Sistematizando:

a-) Sentido comum: apresentação musical de um conjunto.
b-). Até 1750-60: Obra para um pequeno conjunto de solistas acompanhados de uma orquestra. O equivalente de hoje em dia seria o "Concerto para grupo e orquestra”, do Deep Purple.
c-) De 1760 até hoje: obra para um instrumento solista e orquestra.

CONTRAPONTO -  do  latim,  "punctus  contra  punctus".  Combinação de duas ou mais melodias que se desenvolvem ao mesmo tempo.

CORO - Conjunto de cantores.  Pode ser de vozes iguais (apenas tenores, sopranos, etc.) ou mistas, com todos os tipos de voz.

FANTASIA - Trata-se de um gênero musical de forma livre, com seu desenvolvimento deixado a critério dos compositores.

FUGA - Composição musical cujas diferentes partes se sucedem, como se uma estivesse perseguindo a outra. A fuga está relacionada ao contraponto: cada uma de suas partes parece correr atrás da outra, combinando as linhas melódicas umas com as outras.

INTERMEZZO - Trecho instrumental, de menor importância, tocado entre os atos de uma ópera ou entre as partes de um drama.

Aguardem que em breve publicarmos a segunda parte de mais definições e conceitos de Formas e Termos Musicais existentes.





0 comentários:

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 SI em Notícias | IESI