Curiosidades para o torcedor brasileiro

sexta-feira, 4 de julho de 2014 0 comentários


O termo "torcedor" é oriundo do latim, do verbo "torquere", que tem o significado original de torcer, desvirtuar, distorcer, adulterar, tornar, virar, torturar e atormentar, segundo o professor Ari Riboldi, autor do livro Cabeça-de-bagre- termos, expressões e gírias do futebol,

No futebol, a ação está relacionada a apoiar a equipe, ou seja, torcer pela seleção brasileira. Ainda conforme o professor Riboldi, o verbo "torcer" designa a ação de "estimular os jogadores do time com gritos, palmas, gestos de mãos e braços, coreografias e cantos, em pleno estádio, como forma de somar, de contribuir, de participar do esforço dos atletas em campo na superação aos adversários e na busca da vitória".

A palavra "torcedor" é específica da linguagem brasileira, e o torcedor, fiel ao sentido original do termo, distorce os fatos e falseia a verdade. "É movido apenas pela paixão, pelo coração, pelo fanatismo, o que o impede de ter uma visão racional dos fatos, uma visão isenta e imparcial. O torcedor, na verdade, vê apenas o que lhe é favorável. Por seu amor incondicional é capaz de desvirtuar as notícias a seu favor", completa o professor Ari Riboldi.

Confira a vibração da equipe da instituição no álbum A IESI na torcida pela seleção brasileira.

Por Marketing e Eventos

0 comentários:

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 SI em Notícias | IESI