Os benefícios da música na vida do indivíduo

segunda-feira, 17 de agosto de 2015 0 comentários

Caros leitores e comunidade em geral, todos conhecem o NEM – Núcleo de Estudos Musicais e o seu atual responsável Antonio, que em parceria com a instituição contribui com textos para o nosso blog. Segue abaixo mais uma contribuição dessa parceria que relata os benefícios da música na vida do indivíduo desde a infância:

Musicalização: Memória

Uma pesquisa realizada na Universidade de Northwestern, nos Estados Unidos, finalizada em 2011, com uma turma de 60 alunos, de 6 a 9 anos, em 29 deles tinham contato com a música, constatou que o contato com o meio permite, entre outras habilidades, o desenvolvimento da memória . De acordo com a neurocientista Nina Kraus, líder do estudo, alguns elementos presentes na música como timbre, tempo e tom, foram importantes para que essa criança desenvolvessem a memória mais rápido que as outras. A diretora Cristina Soares, da Escola de música e Idiomas em Domicílio, diz que para afinar um instrumento, por exemplo, é preciso lembrar o som da nota . Para improvisar e criar é também preciso lembrar o som da nota. Já aprender uma música ou cantar, é necessário exercitar a memória sequencial.

Musicalização: Criatividade

Um dos alicerces da música é a criatividade. Cartola não tinha nenhum conhecimento de teoria musical quando compôs a canção “O Mundo é um Moinho”, uma das mais bonitas do repertório brasileiro. Já os músicos da banda britânica Queen tinham muito conhecimento musical, mas não contavam com muitos recursos tecnológicos nos anos 80 e gravaram as vozes dos seus quatro integrantes, inúmeras vezes para passar a impressão de muitas pessoas cantando "Bohemian Rapsody". Tudo na base de muita criatividade e conhecimento de suas capacidades.

O gerente da escola Yamaha Musical do Brasil, Aoki Tadanori, conta que seus alunos são estimulados desde pequenos a criarem arranjos, composições e improvisações. “É muito bonito é gratificante ver nossos alunos de quatro anos criando acordes com duas notas ou musicas com poucas palavras. É uma grande conquista para eles", completa.


Agende uma aula teste ou entre em contato nos telefones:

4255-2728 ou 99226-2640
ou
E-mail: nem_musical@hotmail.com

Por Marketing e Eventos

0 comentários:

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 SI em Notícias | IESI