Dicas de Férias da IESI

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016 0 comentários
Caros leitores e comunidade em geral, a IESI sabe que o verão é uma época propícia para o lazer, especialmente para o passeio ao ar livre, curtindo o sol e a natureza. Essa época é um período propício para viajar, ir à praia ou se refrescar em uma piscina junto com a família e ou os amigos. Para aproveitar com saúde esse período de temperaturas que às vezes ultrapassam os 40ºC, é preciso observar alguns cuidados com a alimentação e hidratação. Por isso a instituição pesquisou algumas dicas para todos aproveitarem as férias saudavelmente:

1-    Hidrate-se

Durante o verão, com o aumento da temperatura ambiente, torna-se importante um cuidado maior com a hidratação do corpo, uma vez que as perdas de líquidos e de sais minerais pelo organismo são maiores do que em outras estações do ano. Para prevenir e evitar a desidratação é importante que as pessoas, principalmente crianças e idosos tenham uma boa alimentação e ingiram líquidos de forma regular. Além disso, durante o verão, é importante usar roupas leves, fazer exercícios físicos nos períodos mais frescos do dia (antes das 10h ou após as 16h), preferir local arejado e com sombra e estar atento à seleção, conservação e a forma de preparo dos alimentos.

2-    Alimente-se corretamente

Evite o jejum e consuma alimentos de fácil digestão, como saladas, frutas, legumes, carnes magras, tomando cuidado com os petiscos e sobremesas, geralmente muito calóricos e de difícil digestão.

3-    Estabeleça horários

É importante estabelecer horários para a alimentação e procurar fracionar a alimentação em pelo menos 4-5 refeições, para comer menores quantidades mais vezes ao dia.

4-    Consuma alimentos adequados em praias e clubes

É aconselhável que nesses locais as pessoas façam uma alimentação leve à base de frutas, hortaliças e lanches naturais. Leve de casa frutas e legumes variados, higienizados e cortados em pedaços. Use e abuse das frutas da época: mangas, uvas, pêssegos, abacaxi, ameixas e legumes como pepino, tomate, cenoura, salsão, etc. Tanto as frutas como os legumes devem ser mantidos gelados com o auxílio de uma pequena caixinha de isopor ou bolsa térmica para conservação adequada.

5-    Cuidado com o excesso de álcool

As bebidas alcoólicas que geralmente são consumidas com maior frequência, nesta época do ano além de conterem calorias extras, quando ingeridas em grandes quantidades podem levar à desidratação, pois o álcool "retira" a água das células, agindo como um diurético, ou seja, estimulando a formação de urina com consequente perda de água pelo organismo.

Enfim, o organismo sabe compensar os descuidos ocasionais quando o restante do cotidiano é mantido com alimentação balanceada e exercícios físicos regulares.

O mais importante é seguir as dicas e sentir-se bem nesse período e principalmente saber como equilibrar o prazer e o excesso com todos os momentos. E nas férias aproveitar bastante, mas nunca esquecer que a saúde está em 1º lugar.

Ótimas Férias para todos!


Por Marketing e Eventos

0 comentários:

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 SI em Notícias | IESI