A Educação Alimentar nas escolas

quarta-feira, 6 de julho de 2016 0 comentários
Muitos dos hábitos alimentares praticados durante a vida toda são adquiridos durante a infância, por isso, há uma necessidade de promover a importância da alimentação saudável desde cedo. A escola é um ambiente em que as crianças aprendem e desenvolvem conhecimentos e habilidades, tornando-se assim, o local ideal para promover e incentivar hábitos saudáveis.

O trabalho de um nutricionista na escola é garantir que um alimento, desde o recebimento à distribuição, seja saudável e seguro. O trabalho inicia-se pela aquisição de insumos de qualidade passando pela garantia do recebimento, armazenamento e manipulação dos alimentos e estende-se à escolha de uma preparação saudável, interessante nutricionalmente.

Quando se pensa no papel do nutricionista dentro da escola, muitos lembram-se apenas da elaboração do cardápio, mas este profissional também auxilia na compra e escolha dos alimentos e também contribui na formação de hábitos saudáveis. Para que as crianças conheçam os alimentos saudáveis é necessário atenção, dedicação e conhecimento.

Ao mostrar para as crianças como uma alimentação equilibrada traz benefícios, e tornando isto um hábito, os alunos passam a levar estes costumes para além do ambiente escolar e passam a praticá-los também em casa. Depois de se habituar a um cardápio rico fornecido na escola, a própria criança passa a pedir para os pais preparações mais saudáveis.

Ter os conhecimentos do profissional nutricionista inseridos no ambiente escolar colabora com a prevenção de doenças e com a promoção da saúde.

Por Joyce Nunes de Oliveira – CRN 39555
Nutricionista da empresa Cheiro Verde.

(responsáveis pelo cardápio do SI Integral)

0 comentários:

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 SI em Notícias | IESI