A evolução do processo de alfabetização e letramento na IESI

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018 0 comentários
Caros leitores e comunidade em geral, atualmente considerar um estudante alfabetizado, não basta que ele tenha o domínio do código, mas sim, é necessário o aprendizado da escrita de textos eficientes, que envolvam muito mais conhecimentos e habilidades do que simplesmente codificar e decodificar palavras ou escrever frases.

A palavra “alfabetização”, convida para o entendimento do processo de aquisição do alfabeto ou de aprender o código da língua escrita, ensinar habilidades de ler e escrever. Porém, a alfabetização contextualiza-se ao letramento, que é compreendido como estado ou condição de quem não apenas sabe ler e escrever, mas cultiva e exerce as práticas sociais da escrita. Portanto, o letramento, torna-se uma alfabetização em sentido amplo no qual o estudante, além de dominar o código oral e escrito (no sentido restrito) precisa dominar outros conceitos formais de elaboração dos mais diferentes tipos de textos, conhecer seus usos, características, formas.

Para desenvolver e ter ciência da evolução do processo de alfabetização e letramento dos alunos do 2º anos do Ensino Fundamental da IESI, as professoras Amélia Sassá e Eliana Andrade realizaram atividades lúdicas com as letras móveis, com o objetivo de formar palavras e escrever o nome de um amigo, a escolha de cada um, e um bingo para aperfeiçoar mais as habilidades letradas das crianças, como podem ser conferidas nas imagens do álbum Ensino Fundamental IESI 2018.


Por Marketing e Eventos

0 comentários:

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 SI em Notícias | IESI