O Educador que busca a interação entre disciplinas, constrói pontes para desenvolver esses alicerces entre conhecimentos específicos.
O Projeto de Xadrez da IESI é uma ferramenta multidisciplinar sócio cooperativo desenvolvido com interdisciplinaridade, pois tem grande fundamento em todas as disciplinas, sendo essencial e necessário o envolvimento dos educadores quando aplicado
Na Instituição a busca pelo desenvolvimento do jogo de xadrez de forma interdisciplinar possui três alicerces fundamentais: o diálogo, que deve ser aberto às críticas e sugestões, a contextualização dos objetos de conhecimentos disciplinares utilizando habilidades desenvolvidas usualmente em outras áreas e a analise do objeto de conhecimento sobre múltiplos enfoques entrecruzados. E esta é a novidade do ano letivo de 2012, o xadrez e a informática.
Segundo Daniel King o número de jogadas possíveis no xadrez é maior que o número de átomos no universo. Isso ajuda a esclarecer a popularidade desse jogo através dos séculos, permeando por civilizações.
Mesmo hoje na era da computação, continua tão complexo e interessante como devia ser quando surgiu na Índia há quase quinze séculos.
O projeto XADREZ EM REDE busca trabalhar o xadrez de diversos modos, pela pesquisa, pela interatividade em rede e pela internet e, sobretudo pelo envolvimento interpessoal.
Portanto, a IESI inova e sai na frente mais uma vez e atende prontamente com este projeto, laboratórios reestruturados em parceria com a Dell e programa específico, a denominada “geração Y”.
Conheça e siga também o blog deste projeto, que é um espaço para a divulgação dos eventos e atividades de xadrez da IESI e para a publicação dos trabalhos interdisciplinares dos alunos: Projeto Interdisciplinar de Xadrez
Por Profº Johnny Modesto.
0 comentários:
Postar um comentário