Caros leitores, segundo Magna do Carmo
Silva Cruz, a função da escola vem se ampliando à medida que o direito à
educação se alarga, considerando-se as individualidades e subjetividades, na
perspectiva que busca formar sujeitos comprometidos eticamente com a justiça, a
solidariedade, a paz. Mas, considerar essas aprendizagens relativas aos valores
éticos não implica desconsiderar os conteúdos escolares.
Ao concebermos a educação como um direito,
somos impelidos a pensar na inclusão como princípio de organização do
currículo. Significa considerar a necessidade de que todos estudantes tenham
acesso ao conhecimento e avancem nas suas aprendizagens.
Baseadas nessas premissa a professora
dos 2º anos do Ensino Fundamental da IESI, Eliana Andrade, realiza atividades
que agregam no currículo escolar e desenvolvem a dimensão política e
pedagógica, por meio da igualdade de oportunidades, considerando a diversidade
de processos de aprendizagem e respeitando a heterogeneidade das turmas.
Todos podem observar no álbum, Atividades do Ensino Fundamental I,
atividades que contemplam o aprendizado do jeito de cada um, da adição com mais
de duas parcelas com o uso do ábaco, das horas exatas, na ciências e saúde, sobre
os órgãos internos do corpo humano, com a ciranda da bailarina, na construção
com figuras geométricas, na comemoração do Dia do Livro Infantil e no dominó e
a matemática.
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