O processo da alfabetização engloba o
desenvolvimento de um conjunto de competências que fluirão o letramento, de
acordo com uma sequência pré-estabelecida de currículo apropriado de alfabetização,
que direcionará o aprender a aprender (meta cognição). Na etapa inicial do
Ensino Fundamental o estudante aprende a ler tendo como prioridade, a atenção,
o esforço e a concentração em quebrar, decifrar o código alfabético, entender o
que significam os sinais gráficos, e que palavras querem representar. Na
segunda etapa já há a decodificação das palavras sem esforço e a capacidade de ler
com fluência, pois o estudante lê para aprender o significado das palavras, os
conceitos transmitidos em um determinado texto, que leva à descoberta de novos
horizontes.
No Projeto Pet Shop dos 1º anos do
Ensino Fundamental, as professoras Ana Paula e Maribel, por meio do lúdico
desenvolveram a oralidade quando convidaram os alunos a observarem as partes
que formam as palavras e as diferentes maneiras de juntá-las, formando novas palavras,
e tiveram a oportunidade de socializarem um feedback imediato do aprendizado,
fora todo zelo e cuidados com os bichinhos de estimação de pelúcia. Esses momentos podem ser observados no álbum Ensino Fundamental IESI 2018.
Por
Marketing e Eventos
0 comentários:
Postar um comentário