Inovar e transformar com o uso do Meio Digital

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013 0 comentários

Caros leitores, de acordo com a Pedagogia  UNOi e IESI, as práticas pedagógicas, as formas de relação social que se dão a propósito da educação e os aprendizados são a forma como se concretizam as concepções educativas. As práticas de ensino são o núcleo mais duro a mudar, mas são um espaço nodal para alcançar os resultados educativos esperados.

O uso do meio digital implica uma clara ruptura com a pedagogia tradicional. O docente perde o monopólio do controle sobre o que ocorre na aula. Por um lado, deixa de ser a única referência para os alunos em relação aos conteúdos abordados, pois o universo multimídia capta a atenção dos alunos; por outro lado, uma rede o ajuda a constituir-se como parte de um todo que o inclui, lhe dá voz e o constitui em sujeito participante. Muda de espectador passivo de um conhecimento alheio a sujeito ativo em uma comunidade em formação.

Para evitar que as práticas tradicionais da IESI devorem o impulso renovador do meio digital é necessário manter práticas pedagógicas que estruturem o ambiente digital e a tecnologia deve ser mais uma ferramenta do processo ensino/aprendizagem.

Alcançada esta condição, os valores e as competências que o Sistema UNOi propõe podem ser efetivamente vivenciadas e potencializadas em um real ambiente de aprendizado.

O uso da tecnologia tem favorecido o desenvolvimento de habilidades importantes e necessárias, tais como: autonomia, pensamento inferencial, elaboração de estratégias e hipóteses e planejamento. Portanto a IESI é uma instituição de ensino que reestrutura, inova, transforma e prepara o estudante para vivenciar o século XXI.


Confira o ambiente digital da IESI nos álbuns O iPad no Ambiente Escolar 2013 e A cultura digital na IESI.

Por Marketing e Eventos

0 comentários:

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 SI em Notícias | IESI