Caros leitores, de acordo com a
Pedagogia UNOi e IESI, as práticas
pedagógicas, as formas de relação social que se dão a propósito da educação e
os aprendizados são a forma como se concretizam as concepções educativas. As
práticas de ensino são o núcleo mais duro a mudar, mas são um espaço nodal para
alcançar os resultados educativos esperados.
O uso do meio digital implica uma
clara ruptura com a pedagogia tradicional. O docente perde o monopólio do
controle sobre o que ocorre na aula. Por um lado, deixa de ser a única referência
para os alunos em relação aos conteúdos abordados, pois o universo multimídia
capta a atenção dos alunos; por outro lado, uma rede o ajuda a constituir-se como
parte de um todo que o inclui, lhe dá voz e o constitui em sujeito participante.
Muda de espectador passivo de um conhecimento alheio a sujeito ativo em uma
comunidade em formação.
Para evitar que as práticas
tradicionais da IESI devorem o impulso renovador do meio digital é necessário
manter práticas pedagógicas que estruturem o ambiente digital e a tecnologia
deve ser mais uma ferramenta do processo ensino/aprendizagem.
Alcançada esta condição, os valores e
as competências que o Sistema UNOi propõe podem ser efetivamente vivenciadas e
potencializadas em um real ambiente de aprendizado.
O uso da tecnologia tem favorecido o
desenvolvimento de habilidades importantes e necessárias, tais como: autonomia,
pensamento inferencial, elaboração de estratégias e hipóteses e planejamento.
Portanto a IESI é uma instituição de ensino que reestrutura, inova, transforma
e prepara o estudante para vivenciar o século XXI.
Confira o ambiente digital da IESI nos
álbuns O iPad no Ambiente Escolar 2013 e A cultura digital na IESI.
Por
Marketing e Eventos
0 comentários:
Postar um comentário