A Educação Física da IESI é diferente!

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013 0 comentários

A atividade física como os jogos, os esportes, as danças, as lutas e as diversas formas de ginástica estão presentes na nossa cultura, e influenciam o comportamento, transmitem valore e fazem parte do cotidiano das pessoas. No ambiente escolar, o ensino da Educação Física pode e deve incluir a vivência dessas modalidades como conteúdos, pois ampliam as possibilidades dos alunos compreenderem, participarem e transformarem a realidade.

Nas aulas da professora Sandra Alves, a Educação Física da IESI torna-se diferente porque os alunos vivenciam novas modalidades esportivas como o Corfebol e o Voleiçol.

O Coferbol é a união de homens e mulheres na quadra em um esporte que mescla caraterísticas de outras modalidades. Essa modalidade surgiu na Holanda em 1902, inventado por Nico Broekhuyesen, inspirado num jogo sueco denominado Ringball. A bola é de futebol, a cesta lembra o basquete, não poder correr com a bola, daí recorda o rugby, mas são homens e mulheres, ou seja, um time misto, que jogam juntos e o contato físico não é permitido. Com suas regras, o Coferbol, faz com que o time campeão seja o de melhor conjunto e no qual a individualidade não ganha destaque. O objetivo do Corfebol é introduzir a bola no cesto e não deixar que a equipe adversária marque cesto, respeitando as regras do jogo. (1 cesto = 1 gol)

Já o Voleiçol tem como objetivo, a cooperação e o trabalho coletivo, além da recreação. Usa-se como material nessa modalidade, lençóis e bola de voleibol ou bexiga com água. Em sua organização temos a rede de vôlei  aproximadamente com 1,80 cm de altura, de forma a dividir o espaço em dois lados iguais e as turmas são separadas em 4 grupos.
Para esclarecimento sobre a altura oficial da rede de voleibol, possui na categoria feminina 2,24m de altura e na masculina 2,43m.

O Voleiçol se desenvolve quando cada um dos grupos segura o lençol estendido, com a participação de todos os integrantes. A bola é lançada pelo grupo iniciante, por meio da organização coletiva, no intuito de arremessar a bola ou bexiga para o outro lado da quadra, como se fosse um saque. O grupo adversário deve receber a bola com o lençol, sem deixá-la cair no chão, e por cima da rede, como acontece habitualmente no voleibol. Qualquer um dos grupos que não conseguir receber a bola e deixar com que a mesma toque o seu lado da quadra, trocará de lugar com o grupo reserva, e assim sucessivamente. Aqueles que forem conseguindo cooperar com os colegas e trabalhar em equipe permanecem mais tempo no jogo e na diversão, como pode ser conferido no álbum A Educação Física na IESI.

Esta é a equipe IESI sempre na busca de inovar e contribuir para a qualidade de vida e Educação dos jovens estudantes.

Por Marketing e Eventos

0 comentários:

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 SI em Notícias | IESI