Tabuleiro de Xadrez Matemático é resultado de Projeto Interdisciplinar da IESI

sexta-feira, 18 de setembro de 2015 0 comentários

A interdisciplinaridade é uma temática compreendida de forma a se trabalhar no ambiente escolar, na qual se propõe um tema com abordagens em diferentes disciplinas. Além de compreender, entender as partes de ligação entre as diferentes áreas de conhecimento, transpor algo inovador, adquirir saberes, resgatar possibilidades e ultrapassar o pensar fragmentado, a interdisciplinaridade é a busca constante de investigação, na tentativa de agregação no conhecimento.

Baseado nessas premissas o professor Jonny Modesto, responsável pelo projeto de Xadrez da IESI, desenvolveu juntamente com a disciplina de matemática, artes, informática e a modalidade, um Projeto Interdisciplinar com os alunos dos  4º e 5º anos do Ensino Fundamental, e o resultado foi um eficaz e eficiente tabuleiro de xadrez matemático.

Os objetivos desse projeto no campo da matemática foram trabalhar com medidas para confeccionar o tabuleiro, entender a ideia do processo de multiplicação e de fração, quando multiplicadas linhas por colunas. Já no campo das artes foi conhecer e fazer uma releitura da pintura de Romero Britto. O trabalho desenvolvido nas aulas de informática foi produzir a capa como pode ser lido na publicação: A interdisciplinaridade dos Projetos de Informática e Xadrez. E por fim no que tange o xadrez, os alunos  conheceram o tabuleiro quanto a zonas de ataque e defesa e as alas da dama e do rei, além de poderem aperfeiçoar as estratégias enxadrísticas, como pode ser conferido no álbum Projetos Interdisciplinares da IESI.

A IESI parabeniza todos os envolvidos nesse projeto e sustenta que a interdisciplinaridade é fundamental na educação contemporânea.

Por Marketing e Eventos

0 comentários:

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 SI em Notícias | IESI