As pesquisas no campo da didática da
Matemática, iniciadas nas décadas de 1970 e 1980, sobretudo na França, estão
mudando o ensino da disciplina. Devido às descobertas teóricas de especialistas
como Gérard Vergnaud e Guy Brousseau, atualmente é possível ensinar de forma
que os jovens estudantes percebam o sentido na aprendizagem matemática e possam
reutilizar os conhecimentos adquiridos a cada novo problema proposto.
Com essa perspectiva, alunos dos 7º
anos do ensino Fundamental da IESI, sob orientação da professora Mauricéia, confrontaram
o raciocínio com o dos colegas na atividade desenvolvida sobre poliedros, que
são sólidos geométricos ou figuras geométricas espaciais formadas por três
elementos básicos: faces, arestas e vértices e podem ser convexos e não
convexos, além das discussões em grupo, justificaram suas escolhas e registraram
suas próprias hipóteses, buscando resolver situações-problema com mais
autonomia, e sempre baseados no material UNOi, como pode ser observado no álbum Ensino Fundamental II na IESI.
Por
Marketing e Eventos
0 comentários:
Postar um comentário