Os jogos e as brincadeiras são atividades permanentes de todos os lugares, mas dependendo da região, há variações em relação aos nomes, ao tipo, etc. Nesse bimestre, os níveis III A e B da IESI realizaram com a ajuda de um adulto da família algumas pesquisas em jornais, revistas e sites sobre imagens de locais do Brasil onde há florestas, praia e montanhas. Em sala, junto com a professora e a turma, montaram 1 painel para cada lugar e em roda de conversas, realizaram as informações e os conhecimentos a respeito do assunto.
Na verdade esse momento para o educador é de fundamental importância, porque permite que o mesmo possa identificar o repertório de seus alunos e orientá-los nas questões colocadas por eles sobre o conhecimento desenvolvido naquele momento, sem falar na possibilidade de permitir que essas crianças estabeleçam relação entre o cotidiano e o assunto a ser estudado, por exemplo: Quando questionadas sobre a vida das crianças que moram naqueles lugares, se conhecem ou se já visitaram alguém desses lugares.
No decorrer da atividade as crianças desenharam o lugar que gostariam de visitar e localizaram no globo nosso continente e no mapa o nosso país. Também, visualizaram as regiões que formam nosso país e escolheram a Região Norte para os estudos. Nesta região há uma grande representação de florestas que já tinham sido estudadas, e foi a partir daí que todos conheceram e descobriram coisas interessantes sobre a floresta Amazônica, os animais que existem nela, as tradições culturais da região como: A Festa do Boi, as brincadeiras das crianças que moram na região norte, a descoberta do maior rio do mundo e de diferentes plantas do Amazonas. Além da conscientização sobre os animais que correm perigo de extinção, como o peixe boi, o piracuru, o boto, entre outros. Conheceram também algumas características da Floresta Amazônica e ficaram totalmente preparados para novas aventuras rumo a outra região do nosso país, diretamente para o Projeto TAMAR.
Por Madalena Stanganelli.
Professora da Educação Infantil da IESI
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