A brincadeira de amarelinha é de
origem francesa, foi trazida ao Brasil pelos portugueses e rapidamente se
tornou popular pelo fato de poder ser jogada em praticamente qualquer lugar com
um pouco de espaço livre. Há estudos que ainda relatam a existência de gravuras
que mostram crianças brincando de amarelinha nos pavilhões de mármore nas vias
da Roma antiga. Na época, o percurso carregava o simbolismo da passagem do
homem pela vida. Por isso, em uma das pontas se escrevia céu e, na outra,
inferno.
Na IESI, a equipe da Educação Infantil
trabalhou em uma atividade com a brincadeira da amarelinha como ferramenta de
aprendizado interdisciplinar. A atividade envolveu, segundo a professora Madalena,
números, medidas e geometria: com contagem, sequência numérica, reconhecimento
de algarismo, comparação de quantidades, avaliação de distância e força,
localização e percepção visual.
Ao brincarem de amarelinha, as
crianças conheceram os nomes que essa brincadeira tem em diferentes lugares do
Brasil. Em outro momento numa roda de conversa, as crianças verbalizaram tudo
que conheciam inclusive suas regras.
Toda essa brincadeira envolveu e estimulou
a coordenação motora e lateralidade das crianças, além de desenvolver a
concentração e percepção, com muitas ações como: jogar e pegar a pedra, pular
na sequência, respeitar o traçado ir e voltar; importante para ajuda-las a
assimilarem as regras e explorar todos os movimentos.
A IESI afirma que desta forma, a “Amarelinha”
se torna um recurso importante no cotidiano educacional, pois leva as crianças
a estabelecerem relações, construírem novos conhecimentos e se desenvolverem de
forma harmônica.
Confira as fotos desta atividade: "Amarelinha"
Por
Marketing e Eventos.
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