Segundo a Revista Língua Portuguesa, a
produção de textos em sala de aula ganhou papel relevante quando se trocou a
redação, produção realizada pelo estudante e proposta pelo professor, por
produção de textos no ambiente escolar. Essa troca, unida a interações e
propostas pedagógicas diferentes dentro do conteúdo linguística, ganha
considerável importância vista a necessidade de tornar o estudante
leitor-produtor.
Com essa perspectiva, substituir
redação por produções de textos é propiciar ao estudante uma interação, um
diálogo com os outros textos. Provocar esse contato é importante, pois
reconhece que é a partir da leitura que se aprende e se constrói culturalmente,
e dentro de uma concepção leitor – produtor, o estudante produz a perspectiva
da linguagem como uma atividade interindividual.
NA IESI a professora Michele, com
aulas exclusivas de produção de texto, trabalha as propostas do material UNOi com
muita pesquisa dos alunos dos 1º anos do Ensino Médio que utilizaram os iPads
como ferramenta interativa para traçar, como nas imagens da atividade no
álbum Ensino Médio 2014, o perfil do jovem a partir
da década de 1960.
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