Caros leitores e comunidade em geral, a
tendência para a área da disciplina de Artes é contemplar a mistura de
produção, reflexão e apreciação nas atividades. De acordo com os PCNs (Parâmetros
Curriculares Nacionais), é papel da instituição de ensino "ensinar a
produção histórica e social da arte e, ao mesmo tempo, garantir ao estudante a
liberdade de imaginar e edificar propostas artísticas pessoais ou grupais com
base em intenções próprias."
A professora Valdelice Alves, baseada
nessa perspectiva, tem ciência que o fazer artístico (produção) permite que o estudante
exercite e explore diversas formas de expressão. A análise das produções
(apreciação) é o caminho para estabelecer ligações com o que já sabe e o pensar
sobre a história daquele objeto de estudo (reflexão) é a forma de compreender os
períodos e modelos produtivos, como pode ser observado na atividade do 5º ano
que trabalhou com a técnica de giz de cera e a de tinta Nanquim e o 7ºano, após
conhecerem as civilizações Maias, Astecas e Incas, confeccionaram máscaras
baseadas nas obras desses povos, no álbum Artes na IESI.
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