Caros leitores e comunidade em geral,
atualmente considerar um estudante alfabetizado, não basta que ele tenha o
domínio do código, mas sim, é necessário o aprendizado da escrita de textos
eficientes, que envolvam muito mais conhecimentos e habilidades do que
simplesmente codificar e decodificar palavras ou escrever frases.
A palavra “alfabetização”, convida
para o entendimento do processo de aquisição do alfabeto ou de aprender o
código da língua escrita, ensinar habilidades de ler e escrever. Porém, a
alfabetização contextualiza-se ao letramento, que é compreendido como estado ou
condição de quem não apenas sabe ler e escrever, mas cultiva e exerce as
práticas sociais da escrita. Portanto, o letramento, torna-se uma alfabetização
em sentido amplo no qual o estudante, além de dominar o código oral e escrito
(no sentido restrito) precisa dominar outros conceitos formais de elaboração
dos mais diferentes tipos de textos, conhecer seus usos, características,
formas.
Para desenvolver e ter ciência da
evolução do processo de alfabetização e letramento dos alunos do 2º anos do
Ensino Fundamental da IESI, as professoras Amélia Sassá e Eliana Andrade realizaram
atividades lúdicas com as letras móveis, com o objetivo de formar palavras e
escrever o nome de um amigo, a escolha de cada um, e um bingo para aperfeiçoar
mais as habilidades letradas das crianças, como podem ser conferidas nas
imagens do álbum Ensino Fundamental IESI 2018.
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