Um dos maiores problemas atuais
no Brasil está na educação, pois o ensino tem sido fragmentado, isto é, a
disciplina escolar tem sido aplicada de forma fragmentada. Desta forma elas não
conseguem contextualizar de formato claro sua real intenção para a formação do
aluno. Segundo Morin (2002, pg. 135) “o
conhecimento está cada vez mais fragmentado, por causa das disciplinas
escolares, e por isso, que se diz cada vez mais, façamos
interdisciplinaridade”.
Realizar um trabalho sobre
interdisciplinaridade na Instituição tornou-se particularmente necessário na
medida em que o tema é bastante atual.
O termo
interdisciplinaridade significa uma relação de reciprocidade entre as
disciplinas pressupondo uma concepção unitária do ser humano; uma atitude de
abertura, no qual todo o conhecimento é igualmente importante; uma atitude
coerente fundamentada na cooperação, supondo uma postura única e comprometida
com a realidade educacional e pedagógica do educando.
Com intuito de ampliar o
xadrez nessa perspectiva, de forma interdisciplinar, a Instituição de Ensino
Santa Izildinha busca desenvolvê-lo em comunhão com as disciplinas de
Matemática, Geografia, Educação Artística. Inglês, Português e Ciências.
Com a confecção dos
tabuleiros geográficos de xadrez trabalhamos em conjunto com a disciplina de
matemática e geografia; com a confecção das peças do jogo e a elaboração das
poesias sobre o xadrez. Abordamos temas de outras disciplinas e dessa forma, o
trabalho único e interdisciplinar também terá uma nota conjunta, ou seja, as
disciplinas foram interligadas.
O projeto xadrez é uma
ferramenta multidisciplinar sócio-cooperativo. Pode-se verificar que é possível desenvolvê-lo com
interdisciplinaridade, pois este tem grande fundamento em todas as disciplinas,
sendo essencial e necessário o envolvimento do corpo escolar quando se aplica
um projeto de xadrez.
Por: Jonny Modesto
Professor responsável pelo projeto de xadrez da IESI
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