Na segunda publicação para auxiliar e
facilitar os estudos, o SI em Notícia aborda tema para educadores e estudantes conhecerem um pouco mais sobre a matriz de avaliação do ENEM.
Segundo Maria Luiza Abaurre, autora do
Sistema UNO de Ensino. Mestre em teoria literária pela Unicamp e coordenadora
de língua portuguesa da Escola Comunitária de Campinas (SP), a criação do ENEM
- Exame Nacional do Ensino Médio, em 1998, enfrentou o desafio de formatar uma
avaliação para aferir o desenvolvimento de competências e habilidades ao final
da escolaridade básica por meio de provas interdisciplinares, contextualizadas
e organizadas a partir de situações-problema.
A prova do Enem deveria avaliar cinco
competências básicas e 21 habilidades associadas a operações essenciais a
partir das quatro áreas do conhecimento (Linguagens, Códigos e suas
Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas
Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias).
Em 2009, uma nova matriz de referência
foi criada para acomodar o perfil do novo Exame Nacional do Ensino Médio, que
assumiu a função de oferecer subsídios para a seleção de alunos e pretende,
eventualmente, substituir os exames vestibulares, promovendo uma unificação
nacional do processo de seleção para o ensino superior.
A matriz do novo Enem preserva as
cinco competências como eixos cognitivos comuns e estabelece nove competências
de área e 30 habilidades para cada uma das quatro áreas do conhecimento.
O documento explicita também os
objetos de conhecimento que devem ser associados às matrizes de referência,
permitindo que os professores das diferentes áreas saibam quais itens dos
conteúdos específicos servirão de base para a avaliação das competências e
habilidades.
Leia também a publicação Atualidades da IESI para o ENEM 2013.
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