As artes e o expressionismo na IESI

quarta-feira, 10 de abril de 2013 0 comentários

O expressionismo surgiu em oposição ao Impressionismo, no final do século XIX com características que ressaltam a subjetividade. Seu marco ocorreu na Alemanha, local no qual atingiu vários pintores no período de guerra. Pode-se dizer que o expressionismo foi mais que uma forma de expressão, ele foi uma atitude em prol dos valores humanos num momento em que politicamente isto era o que menos interessava. 

Além de sua forte manifestação na pintura representada por artistas como Vincent Van Gogh, que foi fonte de inspiração para os pintores Érico Heckel, Francisco Marc, Paulo Klee, George Grosz, Max Beckmann, Edvard Munch, autor da conhecida obra “O Grito”, entre outros, o expressionismo foi marcante também em outras manifestações artísticas, tais como: literatura, cinema, teatro, etc.

Na década de 40, surge o expressionismo abstrato, criado em Nova York por pintores como Pollock, de Kooning e Rothko.  No Brasil o movimento foi destaque, nas artes plásticas, representado por Candido Portinari, que retratou em suas telas a migração do povo nordestino para as grandes cidades e a vida dos agricultores, operários e desfavorecidos. 

Após conhecer esta sinopse e as transformações na cultura e na sociedade no início do século XX, os alunos da IESI, orientados pela professora Valdelice, vivenciaram a principal característica do expressionismo, uma das vanguardas europeias, pois além de perceber a estética deste movimento, expressaram-se com muita criatividade ao som das músicas Primavera e Verão, composições da obras “As Quatro Estações” de Antonio Lucio Vivaldi.

Acesse o álbum Momentos e Atividades 2013  e conheça mais.

Por Marketing e Eventos

0 comentários:

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 SI em Notícias | IESI