A Educação Física Escolar

sexta-feira, 24 de maio de 2013 0 comentários

A Educação Física tem como propósito trabalhar com a cultura corporal que o aluno carrega devido à sua vivência, assim como apresentá-lo a diversas manifestações. Ela  pressupõe a ideia de controle do corpo ou, ainda, de controle do físico. A princípio, quando inserida no currículo escolar, é uma disciplina complexa que deve, ao mesmo tempo, trabalhar as suas próprias especificidades e se relacionar com os outros componentes curriculares, com o objetivo de integrar o aluno na cultura corporal de movimento de uma forma completa, transmitir conhecimentos sobre a saúde, sobre várias modalidades do mundo dos esportes, adaptando o conteúdo das aulas à individualidade de cada aluno e a fase de desenvolvimento em que estes se encontram.  

As aulas de Educação Física na escola foram consideradas de muita importância para todos os segmentos e a importância desta foi atribuída ao fato de a mesma promover: o desenvolvimento integral do aluno, a socialização, a vida saudável, espírito de equipe, distração, relaxamento e prática de esportes. É uma oportunidade de desenvolver as potencialidades de cada um, mas nunca de forma seletiva e sim, incluindo todos os alunos.

As atividades de correr, saltar, arremessar, pendurar-se, equilibrar-se, puxar, empurrar, saltitar, girar, pular corda, estimulam a auto expressão, favorecem  a saúde, o crescimento e previnem os problemas de postura. Portanto, as aulas de Educação Física na escola são diferentes do simples ato de brincar no quintal de casa, pois elas são instrutivas e ensinam como as crianças podem mover o corpo. Enfim, é o lugar no qual os estudantes são instruídos o tempo todo.

Confira o trabalho dessa importante disciplina na vida escolar no álbum A Educação Física na IESI

Por Sandra Alves
Professora de Educação Física da IESI

0 comentários:

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 SI em Notícias | IESI