Sabemos que o iPad ocupa um novo
espaço na tecnologia pessoal e que ao longo do tempo ele será referência no
ambiente educacional, fator positivo, tanto para o educando como para o
educador. Com a parceria da IESI com o Projeto Educacional UNOi, focaremos esta
matéria nas vantagens em inserir essa tecnologia na instituição. Porém, levar o
iPad para o ambiente escolar não é tão simples quanto parece. É preciso, antes,
entender como ele pode ser útil como ferramenta educacional.
O aplicativo iBooks Author da Apple, empresa que fabrica o
iPad, permitiu a criação do material didático interativo da UNOi que com
parcerias educativas internacionais desenvolveu e aplicou as novas tecnologias
em instituições de mais 7 países, com aproximadamente 60.000 iPads em sala de
aula na América Latina e até Março de 2013, entre professores e alunos, 16.000
iPads no Brasil.
Outro desafio da implementação de
novas tecnologias é o preparo e a capacitação do professor, que deixa de transferir
apenas o conhecimento que aprendeu e torna-se um mediador que filtra e aprofunda as informações, além de
auxiliar os alunos a pensarem na relevância das mesmas. O aluno passa a
aprender não somente com o professor, mas com os colegas e com qualquer pessoa
que tenha algo a lhe ensinar. Essa mudança de atitude nem sempre é fácil para as
instituições e professores, mas sim uma verdadeira transformação educacional.
Por outro lado, o assunto é pauta de
discussão em muitos congressos, workshops, feiras e demais eventos educativos
que dialogam sobre como as instituições podem trazer a tecnologia para dentro
da sala de aula. Por isso, achamos indispensável levantar as vantagens e
possibilidades para adotar o iPad no ambiente escolar. São elas:
1 - Ele ajuda a personalizar o
aprendizado por meio de aplicativos desenvolvidos para fins específicos, o que possibilita
a adaptação a novos conteúdos. Com isso, a instituição pode obter aplicativos
personalizados para seus alunos e professores na plataforma do UNOi;
2 - O iPad pode armazenar todos os aplicativos que o
aluno precisa para o dia, semana ou mês, o que facilita a continuidade de uma
aula, pois o conteúdo UNOi é pré-programado por meio de downloads sincronizados
antecipadamente;
3 - Esta tecnologia precisa de menos
manutenção, o que evita a dependência de técnicos para resolver problemas
diários de computadores. A instalação de software é muito simples, rápida e
fácil, mas requer tempo para caminhar de forma prática;
4 - O deslocamento de grandes grupos
de alunos para um laboratório de informática é comum nas instituições de
ensino, sendo um processo complicado e demorado. O iPad facilita a vida de todos, e faz com que a instituição
ganhe produtividade e os professores e alunos tempo e conteúdo, como auxílio de
compartimentos móveis( carrinhos) próprios para alocar e carregar devidamente
os iPads;
5 - O processamento do iPad é bom e
rápido, pois ele tem uma memória flash, isso agiliza na execução de uma tarefa
e na hora de ligar o dispositivo;
6 - Do ponto de vista pedagógico, ele
desenvolve habilidades cognitivas, motoras, visuais e sociais, ou seja, o iPad é importante e mais uma ferramenta para
o desenvolvimento e aprendizado dos estudantes;
7 - O necessário agora é as
instituições de ensino pertencentes à rede UNOi explorarem com criatividade os
pontos positivos que as novas tecnologias proporcionam.
A IESI desde o início da
reestruturação pedagógica voltada para o século XXI proposta pelo UNOi está em
constante capacitação, aprendizado e inovação do planejamento e de todo
ambiente escolar para que a transformação educacional seja bem sucedida, e a
união da tradição, do prestígio, da qualidade de ensino aliada a tecnologia na instituição, seja vantajosa e
desafiadora para a melhoria da Educação.
Confira os alunos da IESI em vários
momentos com o iPad em sala de aula no álbum O iPad no Ambiente Escolar 2013
Por
Marketing e Eventos
0 comentários:
Postar um comentário