Produções Intermediáticas na IESI

terça-feira, 16 de julho de 2013 0 comentários

Mais uma vez a galera do ensino médio ataca de cineastas, após anos de atividades com ensino médio, construindo adaptações da literatura para o teatro e cinema, temos um acervo já bem considerável, produções fora do comum que comprovam: a cinematografia nunca mais será a mesma.

Começamos com uma produção diferente das anteriores, em 2007 com "De lá pra cá", filme que iniciou a era das produções independentes, com roteiro, direção, produção tudo novo. Nesta a proposta temática foi do início da literatura na língua portuguesa do trovadorismo até o  romantismo em geral. Um filme que retrata as perdas e os encontros amorosos de um casal. Uma produção inicialmente desacreditada, mas que deu muito o quê falar. Ainda no mesmo ano surge então "Aerosol" segunda produção do mesmo grupo de trabalho 3ºA de 2007, este envolvendo a literatura do realismo até os dias de hoje, desta vez uma turma envolvida em uma única direção, neste filme um personagem que de repente acorda e se vê uma barata, aliás, este é o subtítulo na chamada do filme: Aerosol - "E se você acordasse barata?" um filme surpreendente e que discute os problemas sociais como as diferenças e o preconceito.Até então produções que ainda galgavam um nome.

Em 2008 eis que surge - Rafaera, uma equipe de alunos do 3ºA 2008 com diversas produções, até mesmo de atividades em inglês, estas foram postadas e podem ser vistas no YouTube: "http://www.youtube.com/profile?user=rkanaoka&view=videos

Após algumas tentativas surge em 2009 a "nossa" mais recente produtora a LEGO PRODUÇÕES - www.lego.zip.net - turma do 3ºD/E 2009, esta que já estava em seu 7º filme, então alia-se a Quincas Produções, uma produção bastante interessante cuja personagem "Quincas Borba – de Machado de Assis" circula por todas obras. “Até mesmo na atividade produzida para a disciplina matemática”.

 A Lego produções iniciou com uma adaptação bastante simples da obra Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, de onde a personagem Quincas Borba foi tirada, passou por Elite da Tropa, Fogo Morto, Intermitências da Morte, Investigação Criminal, e sua penúltima produção "A gula – adaptação do livro Clube dos Anjos” e finalmente o tão aguardado, uma produção cujo personagem principal deu o nome ao livro de Machado de Assis, o verdadeiro personagem em um filme de mesmo nome - homônimo - "Quincas Borba", também produzido pela Lego e Quincas Borba Produções, sua estreia aconteceu no final de outubro 2009 e como sempre surpreendeu, com cenas de ficção científica, jamais imaginadas em uma adaptação da obra Quincas Borba de Machado de Assis.

Em 2010 novos talentos, mas desta vez com uma produção que realmente surpreendeu a comunidade Santa Izildinha, um filme em massa de modelar, isso mesmo, bonequinhos de massa que ganham vida nas mãos de Lucas Xavier, este que, ao lado de sua equipe do 2º.A – 2010 , constrói a brilhante versão de Evangelho Segundo Jesus Cristo, livro de José Saramago, nesta produção vendavais ganham vida com sua massa de modelar em stopmotion , carneirinhos se movimentam e compõem o cenário, algo realmente surpreendente.

Em 2011 novamente em stopmotion Xavier agora no 3ºA - 2011, com a adaptação do conto O Dedo de Lygia Fagundes Telles. Uma história no mínimo intrigante, algo que não pode deixar de ser visto. Veja no YouTube, está lá:  http://youtu.be/qM0_2UXvXYM.

Então em 2013 – IESI com material super midiático, uso de iPads em sala de aula, e novas formas de trabalhar, antes já utilizando as novas tecnologias em casa e trazendo para a sala de aula, algo já pronto, produzido pelos alunos, agora os trabalhos continuam, mas com a possibilidade de usar as novas tecnologias em sala, produzidas pelo UNOi, pelos professores e alunos da instituição, como pode ser observado na apresentação do trabalho no álbum Ensino Médio 2013.

A Profa Ms. Maria Andrade junto ao grupo da IESI parabeniza a todas as iniciativas deste e dos demais grupos que não foram citados, mas que até hoje produzem adaptações e produções intermidiáticas a fim de que a literatura e a arte em geral possam ser vistas como um fator de crescimento junto às instituições educacionais.


Por Profa Ms. Maria Andrade

0 comentários:

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 SI em Notícias | IESI