Uma reflexão sobre Educação x Escolarização

quarta-feira, 29 de julho de 2015 0 comentários

Caros leitores e comunidade em geral, de acordo com o jornal Estadão, as expectativas das famílias em relação aos serviços educacionais prestados pelas escolas está em pleno descompasso. De um lado estão os adultos que por excesso de trabalho ou longos deslocamentos nas megalópoles, se tornam cada vez mais ausentes e impacientes e esperam que as escolas além de ensinarem o conteúdo planejado, possam ainda educar os filhos. De outro lado estão as instituições, que de 4h a 6h diárias, se desdobram para dar conta de uma infinidade de disciplinas e projetos, além de terem que orientar os estudantes na abordagem de temas considerados pertinentes.

Essas críticas foram feitas pelo professor, educador e filosofo Mario Sergio Cortella (ver vídeo abaixo), autor de diversos livros que abordam temas inerentes à Educação. Dentro de um contexto ele também cita uma importante reflexão:

“As famílias estão confundindo escolarização com educação. É preciso lembrar que a escolarização é apenas uma parte da educação. Educar é tarefa da família. Muitas vezes, o casal não consegue, com o tempo que dispõe, formar seus filho e passa a tarefa ao professor, responsável por outras crianças na sala de aula.”

Assista também ao vídeo sobre o assunto:

Por Marketing e Eventos

0 comentários:

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 SI em Notícias | IESI