O papel do ensino de química é formar
cidadãos capazes de participar ativamente de uma sociedade em constante
evolução científica. O uso de temas sociais e da experimentação na disciplina
propicia a contextualização dos conteúdos químicos no cotidiano dos estudantes.
Segundo a professora de química do
Ensino Médio, Nilza Vilela, os objetivos para as atividades experimentais estimulam
a observação acurada e o registro cuidadoso dos dados, promovem métodos de
pensamento científico simples e de senso comum, o desenvolvimento de habilidades manipulativas
e o treinamento de resolução de problemas; esclarecerem a teoria e promovem a
sua compreensão, verificam fatos e princípios estudados anteriormente, vivenciam
o processo de encontrar fatos por meio da investigação, chegando a seus
princípios, além de motivarem e manutenção
do interesse na disciplina, tornando os fenômenos mais reais por meio de
experimento.
Essas premissas podem ser observadas
no vídeo abaixo, dos experimentos desenvolvidos com os alunos do Ensino Médio
da IESI, como o de fatores que interferem a velocidade em uma reação química, como superfície
de contato, temperatura e concentração em laboratório e como o do processo exotérmico
de combustão com foguetes desenvolvidos por vários grupos.
Assista ao vídeo:
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