O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
está chegando e pretende sinalizar as expectativas de aprendizagem dos alunos
ao final da educação básica, assim como, explicitar que os conteúdos das
disciplinas escolares devem constituir os meios para a formação pessoal dos
alunos e que as competências não estão relacionadas com nenhum conteúdo
curricular específico, mas são entendidas como indispensáveis à aquisição de
qualquer conhecimento.
Segundo Guiomar Namo de Mello, colaboradora
do UNOi, as competências são introduzidas como um conjunto de operações mentais
que são resultados a serem alcançados nos aspectos mais gerais do
desenvolvimento do aluno. Já os conteúdos são recursos intelectuais, saberes ou
conhecimentos desenvolvidos pelos educadores e instituição de ensino.
A articulação entre as competências e conteúdos requer um trabalho importante constituído em cada uma das áreas ou disciplinas,
que se expressam em expectativas de aprendizagem, chamadas muitas vexes de
habilidades.
Na IESI a preparação para o ENEM é
levada muito a sério pelos educadores e toda equipe pedagógica, que atualmente
discute e preocupa-se com a participação e desempenho nessa avaliação, bem como
nos vestibulares e futuro profissional dos estudantes.
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